Criada em 1995, a Associação Cultural Kinoforum, entidade sem fins lucrativos, realiza atividades e projetos e apoia o desenvolvimento da linguagem e da produção cinematográfica com destaque para a promoção do audiovisual brasileiro. Em intercâmbio com associações e eventos nacionais e internacionais, promove a divulgação do audiovisual brasileiro e latino-americano.

É responsável por diversas atividades como o Festival Internacional de Curtas-Metragens de São Paulo, as Oficinas Kinoforum de Realização Audiovisual, o Guia Kinoforum de Festivais de Cinema e Vídeo e a organização de mostras nacionais e internacionais.
O acervo fílmico da Kinoforum reúne mais de 5000 títulos disponíveis para consulta mediante agendamento. A KINOFORUM desenvolveu atividades como Ponto de Cultura Audiovisual e com as novas mídias integra um novo parâmetro de atuação, ampliando o aprofundamento de discussões de questões cidadãs utilizando o audiovisual, como meio para isso.
Temos como objetivo principal a democratização da cultura e incentivo à transformação social, privilegiando a valorização de novos olhares e o estimulo ao crescimento das pessoas participantes dos projetos no que se refere ao acesso e produção cultural.

O que impulsiona a Kinoforum em sua atuação é a certeza na máxima de que:

“A cultura é a mais fiel e democrática ferramenta humana para criar outros mundos possíveis”

 

Relatório de atividades 2015